Aprenda a ter mais tempo para você

Aprenda a ter mais tempo para você

Hoje em dia, com o crescente número de pessoas autônomas ou apenas interessadas pelo assunto, o que mais vemos por aí são empreendedores dizendo que, quando se tem um negócio próprio, você tem mais tempo livre e é dono da própria agenda. Com certeza isso é verdade, mas tudo depende de muita dedicação.

No início, quando você acabou de descobrir em que linha atuar e está com ideias a todo vapor, tem que se entregar para que aquilo não fique apenas na sua cabeça e para que objetivo seja alcançado. Você deve pesquisar, planejar, executar, etc.; sempre e sem perder o foco. É aos poucos que o retorno vem.

Mas mesmo nesse início corrido, é possível ter tempo para você se desconectar e manter um hobby. Sempre temos um tempo livre, mas, sem perceber, nos bloqueamos e não o enxergamos. Pensamentos como “eu deveria estar fazendo isso ou aquilo” e “vou tentar adiantar alguma coisa agora que não tem nada urgente” estão errados.

Para começar, você tem que compreender que, para ser um bom profissional autônomo, não precisa se desfazer da vida social e muito menos deixar o seu “eu” totalmente de lado. Pelo contrário. Para ser um bom profissional, você tem que estar, além de tudo, feliz consigo mesmo.

Coloque-se na agenda e aprenda a aproveitar de verdade seu tempo. Defina quantas horas aproximadamente vai se dedicar a cada coisa, mas não planeje cada detalhe. Isso só fará com que você perca a flexibilidade, liberdade e espontaneidade. Planejar é essencial e algo que deve ser contínuo, mas se lotar a agenda, não haverá espaço para possíveis urgências e isso prejudicará todo o resto.

Momentos diários que, normalmente, são vistos como inúteis, como aqueles minutos parado no trânsito, filas, consultórios, etc., podem servir para algo. Basta encará-lo assim. Você pode aproveitar para ouvir uma áudio aula, uma entrevista com alguém que, de alguma forma, contribuirá para o seu crescimento. Enfim. Ande sempre com um livro ou um tablete e sempre terá o que fazer nesses minutos “inúteis”.  Você também pode aproveitar com coisas relaxantes, como músicas, revistas ou obras literárias que o agrade.

Outro detalhe que atrapalha e causa stress diariamente é a falta de preocupação com alimentação. Pode parecer bobagem dentro deste assunto, mas para maior concentração e aproveitamento de todos os minutos do dia, o principal a ser trabalhado é a disposição, e a alimentação adequada é essencial para isso.

Essas são apenas algumas dicas de como você pode aproveitar melhor seu dia, se entregar para um projeto dar certo e ter tempo para você.  Não planeje e nem siga-as à risca. Seja espontâneo e tenha liberdade de verdade.

 

 

 

 

 

 

 

  • Guihhx

    Eu até arrumo tempo livre, mas não sei o que fazer com ele, eu gosto de correr de manhã mas sou muito desajeitado ao correr e as pessoas ficam olhando, eu me importo muito com a opinião dos outros ficava envergonhado na academia e as pessoas ficavam reparando em mim, não consigo jogar futebol pq não sou bom no esporte até quero aprender mas as pessoas já me chamam de ruim e não tem paciencia de me ensinar, como me livro desse medo do que as outras pessoas pensam? vcs tem algum artigo sobre isso?

    • Olá Gui! Estou criando um novo Blog em que irei tratar desses temas. Assim que estiver no ar eu volto aqui e compartilho com você. Mas falando sobre isso rapidamente, muitas vezes nossas decisões são tomadas com base em “parecer bem” para os outros. Mas quando você toma um decisão assim, você esta sendo falso(a). Se expressando, fazendo o que gosta e trabalhando esse medo é melhor do deixar ele decidir por você e viver limitado por ele. Lembre-se: Coragem não é ausência de medo, é agir mesmo com medo.