Como a liberdade na profissão afeta a vida pessoal

Como a liberdade na profissão afeta a vida pessoal

Quem trabalha de forma autônoma, é freelancer ou possui o seu próprio negócio, conseguiu alcançar aquilo que é sonho de muitos profissionais: ter liberdade na profissão. Mesmo dentro de empresas é possível ter essa liberdade, embora não seja ainda um costume de muitas corporações permitirem que os seus funcionários trabalhem em casa ou façam horários diferenciados.

Quando se fala em liberdade na profissão, é comum que venham à cabeça apenas vantagens, porém, mesmo que elas sejam realmente muitas, também pode haver pontos negativos. Eles geralmente aparecem quando o profissional ainda não está preparado para trabalhar por conta, ou quando falta organização e/ou responsabilidade.

Embora qualquer pessoa possa ter um home office e seguir o caminho de um trabalho com mais liberdade, nem todo mundo está preparado. Experiência é um dos aspectos fundamentais, sendo que em algumas áreas é importante que o profissional tenha tido contato com ambientes de trabalho de empresas e trabalho em equipe. Já organização e responsabilidade são características que podem ser desenvolvidas, mas que merecem atenção especial também.

Como ser mais feliz com liberdade profissional

Quando o profissional que atua no sistema home office consegue organizar a sua agenda de forma que divida com equilíbrio o seu tempo entre a vida profissional e a pessoal, a liberdade na profissão costuma afetar de modo positivo a vida pessoal. Isso porque se costuma ter mais tempo livre. Pense bem: em uma empresa quantas vezes você já ficou “comendo mosca” porque não tinha o que fazer ou perdendo tempo nas redes sociais?

Por outro lado, é bem provável que também tiveram aqueles dias que você não conseguia nem ir ao banheiro, de tantas coisas que tinha para fazer. Ao trabalhar por conta você pode remanejar melhor os seus horários e não perder tempo, apenas porque tem que seguir um horário definido pela sua empresa.

Mas como já foi dito, nem tudo são flores. Em geral, quem trabalha por conta ganha proporcional ao tempo investido na sua atividade. Ou seja, quanto mais trabalha mais ganha, porém, isso não pode levar você a triplicar a sua carga horária. Quando isso ocorre, a liberdade na profissão afeta de forma negativa a sua vida pessoal.

Além de você ficar sem tempo para si mesmo, para cuidar da sua saúde, descansar e alimentar-se bem, você pode prejudicar a relação que possui com amigos e familiares. Mesmo que alguns dias exijam mais de você, mais horas de trabalho e dedicação, em outros, você deve se dar ao direito de descansar, pegar uma folga e usufruir da liberdade que tanto sonhou.

Dicas para ter liberdade na profissão

Como a liberdade na profissão afeta a vida pessoal

Mesmo que atividades com horários mais flexíveis, a dica é que você estipule um horário no qual vai se dedicar ao trabalho, embora possa sofrer alterações conforme a sua necessidade. Procure dedicar o final de semana para a família ou para você mesmo. Não fique trabalhando oito horas seguidas, faça uma pausa, para o almoço, por exemplo, e nem pense em deixar de comer porque tem que terminar algo.

Crie o hábito de se levantar a cada hora, no caso de ficar muito tempo sentado em frente ao computador, para alongar os braços, tomar uma água, fazer um lanche. Ainda mais para quem trabalha no computador, evite se tornar sedentário, faça atividades físicas, nem que sejam 30 minutos de caminhada por dia.

Uma dica para quem tem home office e mora com outras pessoas, família ou amigos, é importante que o seu escritório seja em um espaço reservado e sossegado, que você não tenha que dividir com outras pessoas, preferencialmente. Por fim, concentração é essencial, evite TV ligada e outras coisas que podem distraí-lo.

E você, já se sente livre no seu trabalho? Conte como conquistou essa liberdade!

  • Paulo Mathias

    Oi Bruno… blz. Muito bom o seu blog. Onde vc criou este blog e o site com páginas de vendas e tudo mais?

    • Olá Paulo, tudo bem? Eu utilizo o WordPress. Abraço!