Como melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho

Por que e como melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho? Uma das principais coisas que levam uma pessoa a sonhar em ter o seu próprio negócio, é o fato de não se sentir valorizado por aqueles que pagam o seu salário ou não ter uma boa relação com seus colegas. Outros até podem se sentir, mas nasceram para ter autonomia em tudo e, então, está sempre em conflito com os parceiros. Alguns, em raros casos, conseguem ter liberdade para realizar suas metas de vida mesmo estando preso à um sonho alheio.

Tudo depende do seu estilo e de suas condições. Não são todos que conseguem ter liberdade que – e quando – querem por estar passando por uma fase em que é melhor ficar do lado seguro. Um parente doente, mudanças de padrão de vida, filhos,  etc., tudo isso pode te segurar por mais tempo no emprego, então, o jeito é buscar alternativas para melhorar o clima por lá.  

Se você já está com um negocio próprio e procura soluções para melhorar o ambiente para os seus funcionários, você sabe bem o que é importante. Além de escolher pessoas capacitadas ou pelo menos dispostas a aprender, mostra-los que você valoriza e que todos ali fazer a diferença, é estratégia fundamental para que tudo dê caminhe certo. Não adianta querer pressionar para tirar o melhor de todos; você provavelmente já passou por isso.

Ter uma relação boa com seus funcionários, não quer dizer dar liberdade a um ponto de haver mais hierarquia. Obviamente há limites e não é você ou eles que determinarão isso; juntando o bom senso e o respeito mutuo, qualquer ambiente fica agradavelmente produtivo. Mas lembre-se, respeito não se exige. Como em tudo na vida, devemos fazer por merecer.

Como melhorar a qualidade de vida no ambinete de trabalho

Satisfação

Com é seu trabalho? Liste tudo que considera errado e o que poderia ser feito para mudar. Se você for o chefe e não percebe de perto o que incomoda os seus colaboradores, comece por reuniões semanais ou quinzenais para, além de conversar sobre os problemas, conhecer melhor as pessoas que estão ajudando no seu sonho.

A maioria das pesquisas feitas com trabalhadores, revelam que o principal desejo deles é de trabalhar com um bom líder. Pense na sua época de funcionário e lembre-se do que você esperava de seus superiores. Veja algumas características para você trabalhar antes de começar a tentar entender o que sua equipe precisa:

Autoconhecimento

Antes de tentar lidar com os mais diferentes estilos e comportamentos, você deve saber lidar consigo mesmo. Conseguir pensar antes de falar, entender que todos são complicados de uma maneira, saber aceitar as diferenças e respeitar o espaço de cada um , são coisas que você precisa desenvolver antes de liderar um projeto.

Desenvolvimento

Muitos empresários têm receio de contratar e investir no desenvolvimento das pessoas que lhe prestam serviços, por receio de estar criando um futuro concorrente. Mesmo que você faça de tudo ou não faça nada, esse risco existe e não há como escapar dele. Todos querem ser autônomos e um dos motivos para trabalhar em algum lugar, é o de adquirir experiência para crescer e isso pode significar muitas coisas. Crescer pode ser: conseguir um emprego melhor e que pague mais; ou ter estrutura para criar uma empresa.

Não dá para prejudicar o presente pensando no futuro. Invista em capacitação e terá melhores resultados, além de fazer parte da vitória de alguém, pois, há espaço para todos; só não pode ficar preso à estratégias e pensamentos do passado. Um funcionário feliz só deixa a empresa quando decide realizar os próprios sonhos e não cabe a você decidir o tempo que cada um deve dedicar aos sonhos alheios.

Comunicação

Em tudo na vida, a comunicação é fundamental. Em um ambiente de trabalho onde um setor depende do outro, dialogar é importante para sincronizar as ideias e ser uma equipe de verdade. Os setores devem se conhecer e cabe a chefia influenciar isso. Incentivar e participar também; muitos erros acontecem justamente por falta de comunicação entre funcionários e chefes. Seja aberto para que todos te conheçam também.

Inspiração

Não é certo pedir que não haja interação a fim de melhorar a produtividade. Ao incentivar a comunicação entre os setores, você também está inspirando e alimentando amizades. Um profissional sabe a hora de cada coisa e ter uma amizade não irá atrapalhar. Dê motivos para que todos se sintam queridos e o trabalho será tido com mais satisfação. Todos precisamos de um incentivo para sair de casa todos os dias.

Ninguém se sente feliz quando precisa acordar cedo para enfrentar o trânsito e chegar no trabalho que é só stress. Quando é algo que vale a pena, sabemos que será mais um dia em boas companhias para desenvolver ótimos trabalhos, tudo compensa no final. Se sentir útil e valorizado pode parecer necessidades de pessoas inseguras, mas não é. A própria insatisfação que nos torna inseguros e, com isso, não conseguimos mostrar todo o nosso potencial.

4 dicas de como melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho

Espirito de equipe

Criar uma boa relação com seus colaboradores é a melhor maneira de deixar tudo mais produtivo. Se os setores interagem, os trabalhos são desenvolvidos de maneira mais eficaz. Comece a se reunir com todos de manhã, 15 minutos são suficientes para conversar sobre o que será feito no dia; assim, todos sabem o que está em andamento e podem se ajudar mais.

Comece a incentivar feedbacks também. Expor impressões com os novos funcionários ou com projetos mais complexos, podem ajudar muito na excelência dos serviços prestados por sua empresa. A equipe deve ser unida e trabalhar por um ideal; não para alimentar concorrências internas e pessoais. Não se esqueça de dar liberdade para sugestões e colocar em prática as mais pertinentes; isso mostra ao trabalhador que ele é parte importante de um projeto.

Horários

Você é do tipo que segue todas as exigências trabalhistas e não é nem um pouco flexível? Então comece a pensar em como pode adequar a rotina de sua equipe a fim de deixá-la mais disposta para trabalhar. Impor longos horários nem sempre é necessário e muitas vezes esgota facilmente uma mente. O que você prefere: 2 horas com 100% de produtividade ou 4 horas com 50%? Lembre-se que manter um espaço físico também custa cara. Todo mundo produz melhor em um momento do dia; alguns fazem muitas coisas de manhã e a tarde já não têm cabeça para mais nada. Então veja se é mesmo necessário manter toda equipe o dia todo.

Méritos

Quando você era apenas mais um funcionário de uma empresa qualquer e seus trabalhos nunca eram valorizados como você julgava merecer, como se sentia? Com certeza sua equipe também está assim. Não custa nada mostrar sua satisfação com cada um, da mesma forma que não custa mostrar sua insatisfação. Toda forma de honestidade é para melhorar. Demonstre isso ao falar.

Trabalhar com metas individuais é uma boa opção para estimular o envolvimento de cada um. Veja o que melhor se adéqua ao seu negócio.

Ferramentas de trabalho

Isso é algo essencial para obter melhores resultados de qualquer equipe. Manter um clima agradável (nem muito quente e nem muito frio), todos os aparelhos necessários para um escritório, computadores decentes principalmente; nada é mais frustrante que um computador lento e cheio de problemas. Outros detalhes como um cafezinho, estoque de papelaria, etc., tornam o clima mais agradável também, pois, você está mostrando que se preocupa com o bem estar de todos ali.

Essas são dicas para quem comanda uma equipe, mas se você faz parte de uma e quer sugerir melhorias, não se acanhe em copiar. Anote os problemas que você acha que existe, sugira e busque melhorias junto à todos os membros. Talvez pode ser algum mal entendido e você está desanimando apenas por falta de diálogos com seus colegas. Opine e esteja aberto a opiniões também. Respeito é sempre a melhor opção.

Opções mais avançadas

Além das opções para melhorar o ambiente de trabalho listadas acima, outra forma de ter qualidade de vida ao trabalhar, é optar pelo Home Office. Mesmo que você ainda não enxergue um caminho para abrir um negócio próprio, pode conseguir mais liberdade e autonomia e continuar “batendo ponto”.

Basicamente, Home Office é levar toda sua mesa do escritório atual para o conforto da sua casa. Muitas empresas estão considerando essa opção para garantir mais prazer para os funcionários exercerem suas funções diárias, o que aumenta o rendimento e também diminui o estresse da rotina. Muitos empreendedores independentes aderem ao estilo para garantir mais tempo livre e realizar atividades relaxantes.

Você pode ter imaginado que esse estilo só era possível para algumas poucas profissões. Com certeza muitas carreiras podem exigir a presença física diariamente, como a de médico. Se você tem interesse pelo Home Office, provavelmente tem os requezitos básicos, que são serviços executados em escritório principalmente. Para prestar serviços ou administrar um negócio novo, buscar formas de relacionamento modernas com seus colaboradores é eficiente e proporciona benefícios para todos os envolvidos. Para ser bom externamente, o conteúdo deve trabalhar por motivação e com sincronia.

 

O que você faz para melhorar um ambiente de trabalho que precisa lidar com um estresse diário? Compartilhe com a gente e ajude mais pessoas 😉