Como ter sucesso na vida

Como ter sucesso na vida: passo a passo para fugir dos padrões

Antes de entrar no assunto de como ter sucesso na vida, responda para você mesmo: o que é sucesso?

Até hoje, muitas pessoas relacionam o sucesso profissional com riquezas materiais. Algumas vezes, até esquecem de viver em nome desse objetivo, que é ter sempre mais. Dinheiro e bens materiais são bons e necessários, mas tudo em excesso pode prejudicar um outro ângulo da sua vida.

Os principais erros que podem estar de cegando são:

Comparação

Se você estiver buscando o sucesso baseando-se em um modelo, pare. Você deve saber o que você quer para a sua vida pessoal e profissional para, assim, saber o que te dará prazer no futuro. Não adianta querer ser igual a aquele que quer te vender a fórmula de sucesso dele. Cada um tem a sua própria formula, que é investir no que gosta de verdade. Exercer atividades que te dão prazer sem se preocupar com um padrão, é o verdadeiro sucesso.

Medo de fracassar

Para acertar, primeiro você vai errar muito. O medo de fracassar é o que trava muitas pessoas. Têm tanto medo de parecer ridículo ao fracassar com uma ideia, que desistem no primeiro tombo. Se você pensar assim, estará parado na preocupação com um padrão de sucesso. Esqueça os padrões e preze sua felicidade.

Como ignorar os modelos que me vendem?

Isso não será da noite pro dia, pois, não é fácil enxergar o caminho sem seguir exemplos, já que todo dia alguém tenta nos empurrar uma suposta estratégia. Se conheça, invista e jamais pare de estudar tudo sobre seu ramo. Mantenha-se atualizado. Assim será mais fácil de ver seu caminho até o sucesso.

Não precisa ignorar totalmente. Estudar alguns casos que deram certo também é importante para você se inspirar com os valores da pessoa em questão. Veja o que dá para aproveitar, dentro de suas escolhas e metas. Jamais anule os seus próprios valores em função de uma meta.

Abrir mão de algo pode ser necessário em algum momento. Seja de um objetivo que exija mais exclusividade ou de planos que não coincidem. Não precisa anular, adie para um momento que seja mais viável. Lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição; se você tentar abraçar o mundo, nada será concluído com sucesso. Vida pessoal e profissional devem andar de mãos dadas, então, tenha limites.

Como ter sucesso na vida

Como ter sucesso na vida:

  • Atitude

Seja sempre otimista. Se algo deu errado, com certeza foi melhor assim. Será uma nova oportunidade de aprender. Encare toda dificuldade assim e será mais fácil lidar com tudo. Além disso, pessoas positivas atraem pessoas positivas, ou seja, seu ambiente de trabalho terá mais harmonia e companheirismo.

  • Preze pelo conhecimento

Alguns, assim que recebem seus diplomas, acham que nunca mais precisarão estudar para se darem bem na carreira que escolheram. Se você quer sucesso de verdade, não seja um desses. Mesmo que você se dê bem, não será a longo prazo. As coisas mudam toda hora e, se você parar, obviamente ficará para trás em algum momento. Seja curioso e tenha em mente que, só vai longe quem está em constante movimento.

  • Cerque-se de pessoas com valores

Nada desanima uma equipe tanto quanto uma pessoa que se vende por qualquer coisa. Pessoas que desistem no meio do caminho e abandonam um projeto sem se preocupar com o que e quem mais estava envolvido. Envolva-se com pessoas que se doam de verdade e, mesmo com dificuldade, não deixam de concluir algo que se comprometeram.  Tanto na pessoal quanto na profissional, é importante se cercar de pessoas otimistas como você.

  • Encontre o que você ama de verdade

De nada adianta você escolher uma área defasada em mão de obra, por exemplo, se isso não for sua paixão. Mesmo aprendendo bem a exercer tal profissão, uma hora você sentirá que não era bem isso que você queria. Claro que você deve arriscar, mas arrisque em algo que seja sua cara; se lá na frente não for isso, você muda e tudo ficará bem também. Não caia na neura de descobrir isso logo, pois, tudo precisa de tempo e, para descobrir, você deve assumir riscos e saber que nunca é tarde para mudar. Vá de mente e coração abertos.

Sucesso não tem nada a ver com sorte. Só o alcança, quem está disposto a arriscar e lidar com as intempéries da jornada. Nada vem de graça e, tudo que vale a pena, exige muita dedicação, comprometimento, envolvimento e estudo. Você sempre poderá aprender mais e mais; da mesma forma que é na vida pessoal.

Você está pronto para ter sucesso na vida?