Como trabalhar fora de casa e cuidar dos filhos ao mesmo tempo

Como trabalhar fora de casa e cuidar dos filhos ao mesmo tempo

É possível aprender a como trabalhar fora de casa e cuidar dos filhos ao mesmo tempo, no entanto, é uma tarefa árdua para mães e pais que desejam acompanhar o crescimento dos pequenos. Essa, inclusive, é uma das razões para que muitas pessoas, inclusive, mães, optem por ter um home office, assim, podem conviver mais com os seus filhos no dia a dia.

 

Embora o trabalho em casa ainda exija muita disciplina para não misturar a vida profissional com a pessoal, afim de equilibrar ambos os aspectos da vida, certamente que facilita em muito. Aquelas horas perdidas no trânsito, a caminho do trabalho, podem ser revertidas em momentos ao lado das crianças.

 

De qualquer forma, existem algumas dicas para mães e pais que desejam oferecer a melhor educação aos seus filhos e acompanhá-los na jornada da vida mesmo trabalhando fora de casa. É possível até mesmo encontrar alguns benefícios para a criança que cresce em um lugar onde os pais trabalham fora, como aumento da maturidade, responsabilidade e independência.

 

Além disso, especialistas apontam que outras vantagens que as crianças de lares que os pais não trabalham em casa é que elas possuem maior oportunidade de aprender a confiar em outros adultos, bem como a negociar melhor com as questões de igualdade.

 

Dicas sobre trabalhar fora de casa e cuidar dos filhos sem culpa

Como trabalhar fora de casa e cuidar dos filhos ao mesmo tempo

Para que desde pequenos os pais se adaptem melhor à separação física, bem como os próprios filhos, é indicado que a mãe possa estender a sua estada com o recém-nascido por quatro meses. Depois desse período, é mais provável que o bebê já tenha formado uma ligação segura com ela.

 

Em outras palavras, isso significa que ele já estará dormindo durante toda a noite, sem acordar tantas vezes. A presença do pai tem a mesma importância, porém, a imagem paterna não recebe em pé de igualdade os direitos que as mulheres conseguiram conquistar de permanecer com os seus filhos recém-nascidos por mais tempo.

 

Há também os cuidados que a criança pode receber quando a mãe trabalha fora, o que vai ajudar a facilitar a rotina dos pais. Especialistas apontam que durante os dois primeiros anos de vida, é melhor ao pequeno ter cuidado individual ou cuidado familiar.

 

Assim, as alternativas são contratar uma babá profissional que possa ficar na casa enquanto os pais estão fora ou deixar a criança aos cuidados dos avós ou outros parentes que possam prestar essa ajuda.

 

Quando contratar ou pedir ajuda

 

Outra forma do seu bebê ter um cuidado especial quando você estiver fora de casa é ser atendido no lar de outra pessoa, com o cuidado extra de sempre levar junto com a criança tudo o que ela vai precisar ao longo do dia.Ou seja, você o leva na casa dos avós ou outros parentes.

 

Depois dos dois anos, é bastante comum que os pais comecem a deixar o filho em uma creche de cuidado diário, sendo que o melhor é conhecer o ambiente primeiro e certificar-se de que se trata de um local seguro e de qualidade. É apropriado também que a creche seja perto da casa dos pais ou do local de trabalho de um deles.

 

Quanto ao profissional que vai cuidar do seu filho, indica-se que as melhores escolhas são as pessoas não apenas responsáveis, mas que também sejam afetivas, simpáticas, que gostem de crianças e de brincar com elas. Também se recomenda que o escolhido siga o seu estilo de educação.

 

Mesmo quem não trabalha em home office pode ver a possibilidade com a sua empresa de ter horários mais flexíveis de trabalho ou mesmo desempenhar as suas funções à distância e, assim, permanecer mais próximo do seu filho.

 

E você, já consegue dar conta da rotina de trabalho e cuidado com o bebê? Conte pra gente como organiza seu dia-a-dia!