Como trabalhar viajando

Um dos grandes dilemas que travam um espirito viajante, é o de conseguir dinheiro  mesmo estando com o pé na estrada. As viagens não são tão espontâneas ou longas como querem, por não conseguirem reunir dinheiro suficiente para viajar despreocupado por um longo período; para isso, têm que planejar por meses. E você, mochileiro, tem uma receita para trabalhar viajando?

Pode parecer um sonho, mas é um algo simples de conseguir. Hoje em dia, com a internet, muitas empresas nem espaço físico têm. Além de não ser necessário sair de casa todos os dias para trabalhar, as oportunidades de ser independente também são maiores, dependendo apenas das suas escolhas profissionais. Mas, mesmo escolhendo uma profissão que exija presença física e uma rotina,  você pode investir em outras atividades que dê para conciliar seus conhecimentos;

Investir em uma segunda profissão também é interessante e bom para você. Se ainda não escolheu uma carreira e quer algo que permita liberdade para conhecer o mundo, há várias opções de careiras que unem o útil ao agradável, com a de arqueólogo, geólogo de campo, oceanógrafo, etc. São muitas profissões que necessitam da presença do profissional, mas que não há rotinas ou horários a serem estritamente  seguidos. É uma opção para você que precisa se movimentar e ver pessoas diferentes todos os dias.

A internet possibilita muita coisa. Você pode continuar com sua rotina trabalhando diariamente para alguém  e ainda manter o seu próprio negócio. Só precisará encontrar de tempo para se dedicar à ele para que seja sua principal fonte de renda e liberdade. Se for sua meta de verdade, saberá o que, quando e como fazer.

Com certeza já ouviu falar de Home Office, que significa escritório em casa e liberdade para decidir sua rotina. Ter uma empresa não mais depende de grandes investimentos, e sim em conhecimentos e inovações. Quem quer ser dono do próprio negócio para ter autonomia em diversos sentidos, investe em conhecimentos para conseguir levar para frente um projeto.

3 formas de trabalhar em qualquer lugar do mundo

1. Comunicação online

Não precisa ser algo seu para começar; se você for bom com criação de conteúdo para sites de notícias, por exemplo, pode viajar com um computador na mochila e continuar com a criação de qualquer lugar que tenha internet.

Fotografia, artigos, edição de vídeos, edição de textos, áudio ou fotos, etc., são muitos coisas que você pode estudar e se dedicar. Enquanto isso, você pode criar um seu para tratar do assunto que quiser e ainda ganhar dinheiro.

2. Web Designer

Antes do conteúdo, alguém tem que criar o designer e estrutura do site. É uma área que está em constante evolução e você pode estar a frente dos outros se quiser; estudar e acompanhar as tendencias tecnológicas é rotina. Na internet mesmo você já encontra conteúdo gratuito para essa área.

3. Fotografia

O problema de fotos publicadas sem autorização é um problema comum. Profissionais que vendem esse material para grandes empresas ou agencias de publicidade, ganham muito. Já que você vai viajar, pode fotografar visuais incríveis e, ao invés de postar no Instagram, pode vender e mais lugares. Como trabalhar viajando

Ser autêntico é a principal questão para que tudo dê certo. Com a facilidade, há diversas empresas por aí, mas poucas são inovadoras de verdade. Além disso, em tempos de mídias sociais, qualidade do seu serviço e atendimento são essenciais. Se você tiver uma ideia inovadora, mas não souber lidar com o público, em pouco tempo sua marca será “queimada” nas redes sociais. Então, planeje  e pense antes de investir no mundo online. Da mesma forma que ajuda, a internet pode complicar e muito uma fama.

Trabalhar viajando é uma atividade possível. Se você quer viajar sem estar de férias, mas não consegue se ver em nenhuma dessas atividades digitais, nem tudo está perdido ainda. Você pode conseguir um emprego temporário pelo seu computador mesmo. Essa dica já foi dada para quem planejava dar a volta ao mundo ou pretendia mudar de país. Listamos sites em que qualquer um pode trocar serviços por hospedagens e até trocar de casa por um período. Tudo com segurança, veja:

Worldpackers – hostels em troca de hospedagem
WWOOF – fazendas orgânicas em troca de hospedagem
Work Away – Coloque o que você sabe fazer e encontre quem precisa do serviço em troca de hospedagem
House Cares e MindMyHouse – Você se oferece para cuidar da casa de alguém enquanto eles estão fora
HelpX – Lista lugares que aceitam voluntários em troca de hospedagem e alimentação

São opções para você economizar dinheiro durante a viagem. Você pode conciliar com as atividades onlines que listamos também, caso contrário também pesquise vagas de emprego para estrangeiros no seu destino. Uma simples busca no Google e você já se candidata para muitas. Algumas podem ser tratadas diretamente com quem está oferecendo.

Você viaja apenas quando está de férias? Em qual atividade você investiria para realizar o sonho de viajar em qualquer época do ano?