Como viajar para qualquer lugar do mundo

“Quero viajar, mas não tenho dinheiro e tempo para resolver tudo”. Essas são palavras de quem não pesquisa e, logo, não sabe que, hoje em dia, não é mais necessário planejar uma viagem por meses para que tudo dê certo. As coisas ficaram mais simples e, sabendo onde ver preços de cada coisa e onde resolver as burocracias de documentos necessários, por exemplo, a viagem pode sair mais barata, além de não dar trabalho e dores de cabeça. Será um tempo bem investido. Você sabe como viajar sem perder tempo? Veja ferramentas úteis para planejar tudo e mochilar sempre:

Antes da viagem:

Destino – Se você for do tipo que viaja em busca de conhecimento, além de experiências únicas, a dica é: pesquise lugares fora do roteiro convencional. Para os lugares que sempre têm muitos turistas, mas que têm bons motivos para isso, será essencial procurar saber quais as épocas de baixa/média temporada, para aproveitar mais em pouco tempo. Tudo depende de seus interesses. Liste-os e tente definir um grau de prioridade para cada. Para ajudar, leia nossas dicas de destinos: 

Lugares exóticos no mundo: TOP 10

5 países para conhecer de férias com a família

Porque você deve viajar para Europa

Os 10 melhores destinos para quem viaja sozinho

Passagem/Hospedagem – Sites como o Decolar, que comparam preços de companhias aéreas, são importantes para você achar o melhor preço. Há vários como ele por aí, mas o que atenderá todas as necessidades de uma só vez é o Skyscanner. Ele, além de buscar os melhores preços de passagens, hotéis e aluguel de carros, O site indica os dias em que as preços são mais em conta, possui uma ferramenta de alerta  e traz  dicas extras também. A melhor parte é que ele não cobra taxas, diferentes dos outros. mas se você preferir buscar em outro, uma dica: pesquise, mas compre a passagem no site da própria cia escolhida, para fugir das taxas.

Outras dicas de hospedagem: 

Airbnb – para encontrar opções além dos hotéis. Ele mantem um histórico de avaliações para cada opção, para você saber onde ta se metendo.

Couch Surfing – Este é uma rede social, onde as pessoas oferecem quartos ou o sofá da sala para mochileiros, sem cobrar nada. Há ofertas em mais de 100 mil cidades pelo mundo.

Intervac – Este é para trocar de casas durante uma viagem. O site cobra anuidade pelo serviço, mas tem garantia de troca.

Roteiro – Se você prefere ter todos os mínimos detalhes planejados, conheça o Tripit! o site, é possível montar diferentes viagens e adicionar passeios e atrações turísticas ao cronograma, arquivar passagens, reservas de hotéis, entre outros. O Tripit é gratuito e possui versão mobile.

Durante a viagem:

Atrações turísticas – Você já deve conhecer sites como Yelp e Foursquare e sabe que são ótimos para conhecer novos lugares no mundo todo. Além deles, você pode usar o Wikitravel, um guia de viagens colaborativo e gratuito. Basta pesquisar o destino para encontrar várias informações sobre a cidade, dicas de transporte, atrações variadas, sugestões de passeios, etc. A desvantagem é que ele ainda é novo e não há informações sobre todas as cidades, mas há de grande parte. Dê uma olhada!

Existe também o Wikitude, um dos melhores aplicativos para você procurar atrações próximas usando a câmera do celular. Basta apontar a câmera em uma direção, que o aplicativo mostra quais estabelecimentos existem naquela direção.

Moeda – O XE Currency é um aplicativo gratuito para conversão de moedas. Disponível para IOS, Android e Windows Phone.

Contratempos

Se você pesquisou e planejou tudo, mas na hora deu algo errado, veja essa lista de tudo que pode te ajudar em determinadas situações:

Hotel Tonight – É um aplicativo para quem precisa de um hotel de última hora. Ele busca os quartos disponíveis na sua localização, mostrando avaliação e valores.

Para fazer uma boa viagem, pesquise bastante sobre o destino escolhido. Leia fóruns e troque experiencias com outros viajantes. Com pouco tempo, viajar será mais tranquilo em todos os sentidos, pois, você saberá como agir em imprevistos e conhecer novos lugares e culturas será seu vício.

Você conhece alguma ferramenta que faltou nessa lista? Compartilhe com a gente e não se esqueça de dividir também suas experiências como viajante, com certeza irá ajudar alguém 🙂