Entenda a importância da comunicação institucional

Uma das características de um bom líder é a capacidade de manter um relacionamento agradável com seus colaboradores. Além da publicidade externa, para mostrar o seu diferencial, a interna também é importante e influencia todos os setores de uma organização.

Ninguém cresce sozinho. Mesmo que agora você não tenha funcionários ou sócios, espera-se que um dia tenha um deles. Uma empresa implica vários assuntos, como financeiro, jurídico, social, organizacional, etc., e apenas uma pessoa não dá conta. Além de funcionários, é provável que você também tenha fornecedores e colaboradores para lidar.

Antes de tudo, a comunicação organizacional é uma estratégia para os dirigentes saberem com quem estão trabalhando. Ela engloba, além de tudo, o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, cuidados com a marca da empresa. Um funcionário desmotivado equivale a um cliente insatisfeito. Então, trabalhar a imagem da empresa deve ser uma atividade constate.

Dependendo do tamanho da sua empresa, o recomendável é que tenha um profissional para estabelecer essa comunicação. Jornalistas, publicitários e relações públicas são capazes de gerir essa aproximação. Se estiver no começo e essa medida não for cabível, você mesmo pode desenvolver atividades para isso.

Tanto em um ambiente físico ou online, é eficiente manter o diálogo com todos os envolvidos. Você pode interagir por grupos em redes sociais, por exemplo, mas também há programas online para profissionalizar essa comunicação. As vezes, uma reunião presencial também garante que o funcionário se sinta incluso nas decisões e, consequentemente, se sinta satisfeito com o trabalho desenvolvido.

O propósito e importância da comunicação interna é uma das mais importantes para fazer seu projeto crescer. Abrir diálogo e aceitar todas as ideias cria a atmosfera de trabalho em grupo e tudo flui com mais prazer para todos os envolvidos. Isso reflete diretamente na imagem externa, pois, seu colaborador é o seu primeiro formador de opinião.

Você acha que mantem um bom relacionamento com seus colaboradores?