Morar na Alemanha – Série: Como viver na Europa

Viajar, com certeza todos querem, mas e mudar para lá.. Você já pensou? Mais especificamente: você já pensou em morar na Alemanha? Então, leia o texto abaixo e saiba porque e como fazer isso.

A Europa é um lugar que muitos sonham conhecer. Seja pelas culturas, pelo estilo de vida atraente ou pela riqueza histórica, ela é essencial para a lista de todo viajante. Além de viajar, muitos brasileiros também querem morar fora, pelo menos por um tempo. Alguns nem sabem para onde querer ir, só sabem que querem um lugar diferente do Brasil. Então, começando a série Como viver na Europa, a primeira sugestão é a Alemanha. Calma! Assim, logo de cara, pode parecer complicado pelo Idioma, mas isso é um detalhe perto de todas as vantagens de morar por lá.

Por que morar na Europa?

Há 500 anos, os europeus embarcaram em navios e descobriram a América. Hoje, séculos depois, milhões de pessoas de todas as partes do mundo, sonham em fazer o caminho inverso e conhecer as belezas de Paris, os mistérios de Londres e as histórias e mitos de Roma. Quem nunca quis conhecer uma dessas cidades? E, essas, são apenas algumas das mais incríveis do velho continente. Morar por lá não deve ser tão mal, né?!

Por que viajar para a Europa

Por que a Alemanha?

A Alemanha está na décima quarta posição da lista de países com melhor qualidade de vida, feita pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OEDC). Os requisitos avaliados são: moradia, renda, empregos, comunidade, educação, meio ambiente, engajamento civil, saúde, satisfação, segurança e equilíbrio de trabalho e lazer. O que ela apresentou maior pontuação foram renda e educação.

O nível de educação no país é invejável. Para você ter uma noção da qualidade do ensino no país, lá todos aprendem inglês e alguns até o Latim na escola. As universidades públicas, que também estão entre as melhores do mundo, sempre oferecem oportunidades para estrangeiros.

Além disso, na Alemanha o trabalhador é valorizado de verdade. As famílias são incentivadas a terem filhos, pois, a população por lá tem diminuído. Além de uma contribuição monetária, a mãe pode tirar até uma ano de licença maternidade, sem risco de perder o emprego.

Sem querer martelar na verdade de que, no Brasil, poucas coisas funcionam como deveriam, por lá as coisas são bem diferentes e tudo acontece como tem que acontecer. Já imaginou um mundo em que não há filas em bancos nem supermercados, o transporte público funciona e o trânsito é respeitado?! Creio que não precise de mais motivos para você querer morar na Alemanha, mas, vale ressaltar também que, lá o sistema de saúde também é eficaz e uma pequena parte da população opta pelo privado. Conseguiu processar a comparação com nossa realidade?

Como morar na Alemanha?

1. Visto e passaporte

Esse é o primeiro passo. Existe vários tipos de visto para viver na Alemanha, entre com contato com a embaixada alemã para ter todas as informações para pedido de vistos apropriados para o seu caso. O passaporte tem que ser válido com menos de 10 anos e que tenha, pelo menos, duas páginas vazias.

2. Onde morar

Resolva antes e, se não conhecer ninguém por lá, elabore uma estratégia. Você pode procurar locais para passar um curto tempo e, quando estiver familiarizado, procurar um para alugar ou comprar. Se quiser resolver tudo antes, há sites, como o Airbnb, o Roomorama, Wimdu e o 9flats. O contato é feito diretamente com quem está alugando/vendendo e você pode tentar até negociar. Os estados mais recomendados são: Berlim, Renânia-Palatinado, Brandemburgo e Baviera.

3. Suas coisas

Não se preocupe com as coisas que você tem aqui, você poderá despachar tudo; até armas de fogo, desde que estejam legalmente registrada. Utensílios comuns de consumo podem ser despachados depois de passarem por inventário, desde que não haja intenção de vendê-los ou doá-los. Os documentos necessários para isso incluem seu passaporte, visto e documentos que comprovem que você trabalhará na Alemanha, se for o caso.

Morar na Alemanha pode parecer um sonho para muitos, mas sonho nenhum é impossível, certo? Se você decidir que é isso que você quer para a sua vida, saberá o que precisa fazer para alcançar seus objetivos. Não tenha pressa e pesquise tudo que parecer necessário, principalmente sobre o local pretendido para morar.  Toda a burocracia varia, então primeiro entre em contato com a embaixada e exponha suas intenções para ser auxiliado. Não se esqueça de garantir uma fonte de renda por lá também. Leia o artigo Morar fora do Brasil: Passo a passo para morar no exterior e saiba o que fazer, se não tiver nada previsto.

Você já conhece a Alemanha? Moraria por lá? Compartilhe com a gente suas impressões e dê dicas para quem quer se mudar para lá 😉