Pessoas inspiradoras: Timothy Ferriss

Em quem você se inspira? Seu estilo de vida livre, ou busca por ele, com certeza é resultado de uma ou mais experiências com outras pessoas, que lhe abriram os olhos para as infinitas possibilidades de viver com liberdade. Um livro, uma entrevista ou uma pequena frase de alguma personalidade te fez buscar por mais e, hoje, ela é seu sinônimo de mudança.

Uma personalidade que tem inspirado muitos empreendedores, é o americano Timothy Ferriss. Ele é escritor, empresário, investidor anjo e palestrante. Escreveu o livro “Trabalhe 4 horas por semana” e, em pouco tempo alcançou o primeiro lugar na lista de best-seller do New York Times e também a primeira posição na lista do jornal Wall Street Journal. Desde o lançamento, em 2007, o livro permaneceu por sete anos na mesma posição nas listas de mais vendidos. Três anos depois do primeiro livro, Timothy lançou o “4 horas para o corpo” e também ficou em primeiro lugar na lista do NYT. Seu terceiro livro, O chefe de cozinha de Quatro horas, não deixou de seguir a regra e também foi o topo da lista do WSJ. Além destes livros, ele é membro de startups como Facebook, Twitter, Evernote.

Timothy Ferriss têm sido a inspiração de muitos. Seus livros e conselhos são seguidos à risca por aqueles que buscam uma nova forma de se inserir no mundo dos negócios. Ele faz um convite para uma vida livre de tudo que atrapalha o verdadeiro sucesso. Segundo ele, “a busca cega por dinheiro é a jornada dos tolos”. Seus ensinamentos fazem com que percebamos onde erramos e a contrariedade das escolhas, como trabalhar 6 ou 8h por dia, economizar e planejar um descanso, não ter tempo para gastar o dinheiro que ganha em nada além de contas e mesmo assim se considerar realizado. Ele questiona o que você entende de viver.

Se você ainda não o conhecia, vale a pena se aprofundar e ler os livros. Você compreenderá o que precisa para ter sua liberdade, além de entender o que é ser livre de verdade. Para fechar, algumas frases para motivar você e seus amigos:

“Trabalhar como louco a vida inteira para curtir uma possível aposentadoria é insano! Jogamos fora os melhores anos da vida esperando para curtí-la quando nem sabemos se teremos saúde para isso? Não faz sentido! O que ele propôe, então, é um modelo de trabalho que proporcione mini-aposentadorias de tempos em tempos.”

 “Da mesma forma, trabalhar a vida inteira para enfim descansar é outro conceito sem sentido. Significa que estaremos a vida inteira fazendo algo que não gostamos para finalmente descansar? O objetivo não é a inatividade, mas fazer algo que o estimula e dá prazer.”

“Trabalhar somente pelo trabalho é muito improdutivo. É importante encontrar o menor esforço necessário para fazer o suficiente. Ou seja: se você pode fazer tudo o que precisa em duas horas, não precisa trabalhar oito horas por dia. E aí ele vai questionar todo o sistema no qual estamos inseridos.”

“Comprar coisas só vale a pena se isso for útil para você otimizar a sua vida e o seu trabalho. Comprar por comprar não serve para nada. Só faz a gente trabalhar para pagar dívidas e se encher de objetos que não precisa.”

“Ganhar dinheiro para garantir segurança e contas pagas, mas também para realizar sonhos. O dinheiro só pelo dinheiro não leva a nada.”