Porque viajar sozinho é uma necessidade

Todo mundo precisa viajar de vez em quando. Seja por um livro, por um filme ou por qualquer outro forma de arte. Existe inúmeras formas de viajar, mas vivenciar um momento em que você é o protagonista e dono de todos os detalhes de várias histórias, é uma maneira muito mais profunda de conhecer um lugar, porque viajar com liberdade é um propósito que requer coragem. Qual foi a sua última viagem? Qual será a próxima?

Não deixe isso para “quando der”. Um espirito aventureiro está sempre viajando. Se você é um mochileiro, sabe como é importante se desligar de tudo e viver um momento particular. Se você acabou de descobrir seu lado viajante, com certeza tem muitas dúvidas sobre todos os processos. Leia os artigos Os 10 melhores destinos para quem viaja sozinho, Mochileiros de primeira viagem e  Viajar pelo mundo: como realizar este sonho em 5 passos e aprenda mais. Você entenderá, inclusive, o que diferencia um mochileiro de uma pessoa que gosta de viajar.

Viajar acompanhando é bom, mas as vezes sozinho pode ser muito mais proveitoso. Você tem tempo e destinos para as duas formas. Independente disso, os motivos para viajar sozinho são os inquestionáveis:

  • Recarregar as energias

  • Expandir a mente

  • Conhecimento

  • Autoconhecimento

  • Liberdade

  • Socialibilidade

  • Flexibilidade

Mesmo assim, algumas pessoas têm medo de viajar sem uma companhia, por questões de segurança e por achar que “duas cabeças pensam melhor que uma”. Se você não souber se prevenir de forma eficiente, sozinho ou acompanhado, correrá riscos em qualquer lugar do mundo. Se você planejar uma viagem sozinho, pensará em tudo e saberá o que fazer para fugir de possíveis problemas e aproveitar o lugar do seu jeito. 

Viajar sozinho é uma forma de conhecer seus limites. Você se dá um desafio e desenvolve capacidades para conseguir se sair bem, afinal, não terá espaço para desatenções. O planejamento existe para que tudo saia da melhor maneira possível, se você procurar saber tudo sobre o destino, saberá como agir nos contratempos.

Além de aprender a se virar, você estará livre para conhecer outras pessoas e construir amizades de todas as formas. Não precisará levar em conta os interesses da sua companhia e o roteiro será todo seu. Terá olhos e mente somente para o presente e absorverá tudo com mais simplicidade e tolerância. Com todas as diferenças que você pode presenciar com as mais diversas culturas nesse mundo, aprenderá que todos somos dignos de respeito e que não cabe a ninguém impor como o outro deve agir. Você será uma pessoa melhor!


Para você, qual a vantagem e a desvantagem de viajar sozinho? Aproveite o espaço abaixo e compartilhe com a gente sua forma de pensar 😉