Bruno Novaes - Produtor e Diretor do filme iLifestyle e criador do Projeto Total Liberdade

Reencontro

Iniciar este novo empreendimento (iLifestyle + Total Liberdade), foi um momento de reencontro com minha essência. Desde criança sempre fui apaixonado por fotografia e vídeo. Tinha uma câmera fotografia bem “tosca”, que fazia fotos horríveis (rsrsrs), mas a ideia de “parar o tempo” sempre me gerou fascínio.

Ainda na faculdade, meu primeiro empreendimento foi uma produtora de vídeos e modelagem 3D. Apesar de meu sócio já ter experiencia na época com outro empreendimento, nós ainda éramos crianças brincando de empreender. Mas fazíamos algo que nos fascinava, e trabalhar com uma área da qual você é apaixonado é extremamente prazeroso. Isso transforma o trabalho num momento de lazer.

Sempre busquei trabalhar em áreas com as quais eu me identificava de alguma forma e em que havia um propósito,
mas em dado momento eu me perdi…

Abri uma agência publicitária com o intuito de, posteriormente, trabalhar com internet (outra área que amo). O plano era utilizar o poder de criação da agência para construir negócios altamente lucrativos e escaláveis baseados na web. O plano falhou.

Apesar de darmos vida a algumas ideias, no momento de comercializa-las, não sobrava tempo. A maior parte da energia ficava na agência publicitária, afinal, era ela quem pagava as contas.

Resultado: Após quase três anos, eu estava muito distante dos meus objetivos iniciais.

Felizmente enxerguei isso a tempo e retomei meu caminho anterior. Comecei do Zero. Vendi minha parte na agência e gravei um documentário.

A maioria das pessoas pode achar maluquice, mas eu não me importo. Já escutei de tudo na minha caminhada dentro do empreendedorismo. As alfinetadas doem, mas não ferem mais. Aprendi a conviver com as críticas e seguir em frente. Eu tenho um propósito, tenho metas, e vou alcança-las. Uma a uma.

Assim que deixei a agência, apesar do medo, eu me sentia realizado. Afinal, eu havia retornado para minha essência. Iria trabalhar com as áreas que eu mais me identifico: Educação, Empreendedorismo, Produção de Vídeos e Internet. Este é o meu território. Mais perfeito que isto, para mim, é impossível.

Mas e você? Onde está agora? Está onde queria? Está no seu território?

Não deixe que os outros decidam por você. Eu pensei milhares de vezes antes de largar a agência publicitária, que já era um negócio certo e em expansão porque deixei de acreditar em mim mesmo. Dei ouvidos para o que os outros falavam e me acomodei. Eu era o “Diretor Executivo”, estava em matéria de revista e no palco recebendo prêmios. Mas é justo nestes momentos que você enxerga o que não importa.

Não importa o que os outros falam de você. Não importa o que os outros falam para você fazer. Não importa o que você ACHA que deve fazer.

O que importa é estar em paz consigo mesmo. Sentindo-se realizado por trabalhar dentro do seu território, por seguir seu propósito, por construir algo que você realmente acredita.

Sucesso na sua caminhada e saiba que você não está sozinho(a) 😉

  • Obrigado Bruno, esse post é muito sincero. Obrigado pelas palavras.

    Estou numa caminhada que acredito, apesar de não ter ainda colhido os frutos que espero.

    Criei meu site, e acho que poderei viver com ele um dia. Tenho músicas que acredito que são muito boas também, espero montar um estúdio em minha casa para gravar, mesmo que seja demos apenas, mas quero algo de qualidade.

    Não tenho saco para cumprir horários em empresas, acho muito rigor e pouco amor.

    Parabéns pela sinceridade…hoje você vive com seu site amigo? Espero que tenha chegado a esse nível, você merece.

    Apenas uma dica amigo, no trecho da frase “Tinha uma câmera fotografia bem”, no terceiro parágrafo houve um pequeno erro de concordância…fica o toque.

    Um abraço do amigo Josemar