Tecnologias que promovem mais tempo livre

Tecnologias que promovem mais tempo livre

As tecnologias que promovem mais tempo livre são as grandes aliadas da vida moderna, pois atualmente se faz muito mais em um determinado espaço de tempo do que outrora. Essa mudança atingiu praticamente todos os setores da vida, como os transportes – imagine as inacabáveis viagens com tração animal entre uma cidade e outra, nos séculos passados, ou mesmo com veículos menos potentes nas décadas passadas.

As tarefas domésticas também ganharam muita agilidade com os eletrodomésticos. Hoje em dia, em poucas horas lavam-se muitas roupas, sendo possível secar e passar também em tempo reduzido graças à tecnologia. Claro que nem tudo que se tornou mais rápido se tornou melhor. A grande revolução no prato trouxe os alimentos congelados e industrializados de forma geral, que perdem de 10 a zero em qualidade.

Mas tudo é uma questão de bom senso e saber quais são tecnologias que realmente promovem mais tempo sem tirar a qualidade do resultado final. E uma das grandes descobertas do século XX – a televisão? Pense na vida antes dela existir, mas hoje quase se tornou uma tecnologia do passado, já que o computador não pode apenas substitui-la como fazer muito mais.

Por falar nele, nem é possível para alguns jovens que não chegaram à casa dos 20, pensar como era o mundo antes do computador. Como se comunicar com pessoas de outras cidades ou mesmo de outros países, em tempo real? Como ler um livro sem tê-lo em mãos? Como fazer uma série de pesquisas para o trabalho da escola sem sair de casa, ou mesmo, trabalhar, como jornalista ou projetista, sem ter um computador?

Tecnologias que promovem mais tempo livre para você

A verdade é que as tecnologias tornaram o mundo diferente e, no último século, foi tudo muito mais rápido do que em milhares de anos. Nos últimos 20 anos, então, as mudanças ocorreram em uma velocidade nunca vista. No final do século passado alguém pensava que seria tão fácil, por exemplo, trabalhar em qualquer lugar desde que tivesse uma conexão de internet?

Hoje, é uma realidade de muitas profissões, embora colocar em prática o home office seja uma atitude mais recente. Porém, nos últimos anos, muitas pessoas deixaram os seus empregos formais para se tornarem freelancer, autônomos e empresários de sua própria empresa. No entanto, mesmo profissionais de carteira assinada podem trabalhar a distância.

A internet, o celular, o computador e os demais aparelhos que surgiram depois deles, como o laptop, o tablet e o smartphone, são apenas alguns exemplos de tecnologias que promovem mais tempo livre, tanto na vida pessoal como no trabalho. Para achar um local não é preciso mais procurar nas páginas amarelas, quem preferecompra online e receber em casa praticamente todos os produtos, até mesmo as compras do mercado.

Como usar as tecnologias para ter mais tempo livre

Tecnologias que promovem mais tempo livre

Usar as tecnologias em favor de ter mais tempo livre, entretanto, levou as pessoas não necessariamente a aproveitar essa folga, mas sim, a ter mais atividades. Por isso, é necessário usá-las com inteligência, inclusive, para encurtar caminhos. O Skype e outros aplicativos permitem que numa reunião estejam pessoas mesmo quando cada uma está fisicamente em um lugar diferente.

Para algumas profissões, foi possível ganhar muito tempo com a tecnologia durante o expediente e, assim, aumentar a produtividade. Porém, se faz necessário avaliar se o tempo ganho não pode ser convertido em livre e não em mais produção. Esse é um dos motivos para que profissionais sedentos por mais liberdade decidissem trabalhar por conta, como donos do seu próprio negócio.

Com isso, é possível remanejar os horários, adequando a carga horária ao seu negócio, com a vantagem ainda de não ter que pegar congestionamentos ou se apertar no transporte público. Sobra mais tempo para cuidar da saúde, estar com amigos e familiares ou o que der vontade.